O papa Francisco visitará a Colômbia no primeiro semestre de 2017 - anunciou neste sábado o presidente da Conferência Episcopal desse país, monsenhor Augusto Castro, após uma reunião com o sumo pontífice no Vaticano.
“De fato, o papa irá à Colômbia”, informou o prelado, confirmando que a viagem acontecerá “no primeiro semestre de 2017”.
“Este ano, já está cheio”, comentou o religioso.
Segundo Castro, o papa disse que, “me esperam no Brasil, a Argentina grita e, no Chile, também querem eu vá, mas a prioridade é a Colômbia”. Desde que foi eleito pontífice em março de 2013 Francisco ainda não visitou sua terra natal, a Argentina.
A cúpula da Igreja colombiana foi recebida neste sábado pelo papa Francisco, no Vaticano, para tratar da eventual visita ao país, após a assinatura do acordo de paz nesse território.
“Viemos nos encontrar com o papa para falar da visita à Colômbia que ele prometeu, falar de detalhes, do que poderá (fazer) e do programa que estudará e fará depois, no momento que lhe for conveniente”, relatou o monsenhor Augusto Castro, de Roma, a emissoras de rádio de seu país.
Em várias ocasiões, o papa Francisco ofereceu seu apoio ao processo de paz na Colômbia. Em seu discurso ao corpo diplomático acreditado na Santa Sé, em meados de janeiro, por exemplo, elogiou “os esforços do povo colombiano para superar os conflitos do passado e conseguir a tão esperada paz”.
O histórico acordo de paz poderá ser assinado em 23 de março próximo, se for mantido o prazo estabelecido em setembro de 2015 pelas partes envolvidas.