O papa Francisco visitaria Aparecida (SP), além do Rio de Janeiro, em sua primeira viagem internacional, marcada para julho. A informação foi revelada pela presidente Dilma Rousseff, que nesta quarta-feira esteve em uma reunião privada com o pontífice, no Vaticano. Mas o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, disse à reportagem que o Vaticano não tinha ainda nenhum anúncio oficial a fazer sobre a viagem.
Ao ser questionada por um jornalista argentino sobre o que achava de um papa argentino, Dilma respondeu: "vocês tem muita sorte. Mas, como dizemos no Brasil, o papa é argentino, mas Deus é brasileiro". Dilma contou que o papa conversou "em portunhol" e que confirmou sua presença na Jornada Mundial da Juventude, evento que deve atrair milhões de pessoas ao Rio de Janeiro em julho deste ano. Mas a viagem não se limitará à capital carioca. "O papa me informou que também irá para Aparecida", disse Dilma, ao deixar o encontro.
Já Lombardi tinha uma versão diferente. "Não tenho nenhum detalhe a confirmar", disse. "A presidente está livre para dizer o que quiser. Mas de nossa parte não há nada ainda a ser anunciado", afirmou.
Lombardi reconheceu que a viagem ao Brasil deve de fato ocorrer. "Mas os planos ainda não estão feitos", disse. Quando ainda era cardeal, Jorge Bergoglio esteve em Aparecida em 2007 para a Conferência Episcopal Latino-americana. Na conversa de cerca de 30 minutos, o papa ainda teria demonstrado comoção diante da tragédia de Santa Maria - o incêndio que matou mais de 200 pessoas numa boate. Segundo ela, o papa ainda tratou do tema das drogas e principalmente em relação ao crack em sua conversa com a presidente. "Ele é um papa muito normal", completou a presidente, que nesta quarta retorna ao Brasil.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião