Os Estados Unidos autorizaram o trenó a sobrevoar o espaço aéreo nacional, na véspera do Natal, informaram autoridades. O paradeiro do velhinho será informado em um site do comando de defesa.
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos disse que os inspetores de segurança do Pólo Norte fizeram uma avaliação positiva do trenó do Papai Noel.
"A tecnologia satelital que os elfos instalaram no 'Santa Um' garantirá que Noel fique seguro e chegue a todos os telhados a tempo", afirmou o secretário de Transporte dos Estados Unidos, Ray LaHood, em um comunicado.
Neste sábado (24), o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad, na sigla em inglês) fará seu tradicional rastreamento anual do Papai Noel em um site que oferece as atualizações constantes da localização do velhinho em sua viagem pelo mundo.
Essa tradição remonta a 1955, quando um anúncio em um jornal do Colorado (oeste) publicou um número de telefone para colocar as crianças em contato com o homem de barba branca e roupas vermelhas mas, sem querer, encaminhou-as para o Norad.
Para não decepcionar as crianças, o então diretor de operações da Norad. O coronel Harry Shoup ordenou sua equipe a verificar o radar e ver a localização do Papai Noel. O site "Santa Tracker" (Rastreador do Papai Noel), www.noradsanta.org, foi lançado essa semana e está disponível em oito idiomas: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, japonês, português e chinês, diz o comunicado.
O site recebeu mais de 15 milhões de visitantes no ano passado. O Norad também responde ligações no número 1-877-Hi-Norad sobre o paradeiro de Noel. A central de atendimento é gerenciada por mais de mil voluntários na sede do Norad, em Colorado.
As família também podem seguir Papai Noel com seus celulares inteligentes, com aplicativos gratuitos através do Facebook, Google, YouTube e Twitter.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo