A polícia da província de Sindh, no sul do Paquistão, resgatou uma menina de 9 anos de idade que havia sido oferecida em casamento por seu pai para quitar uma dívida de 400 quilos de arroz.
Tanto o pai, Jan Mohammad, quanto o homem com quem a menina ficou casada por quatro dias, Abdul Sattar -- de cerca de 60 anos -- foram presos e comparecerão ao tribunal no sábado, disse uma autoridade.
- O casamento aconteceu, mas a garota é menor - afirmou à Reuters o policial Masroor Ahmed Jatoi, no distrito de Jacobabad, 480 quilômetros ao norte de Karachi. - Ela foi dada em pagamento de uma dívida por seu pai, então estamos tratando o caso como criminoso.
O pai da garota era fiador de um amigo que comprou arroz a crédito. Quando a dívida de US$ 833 não foi paga, o negociante exigiu que Mohammad desse sua filha em casamento ao seu irmão mais velho para quitar o compromisso, disse Jatoi.
Segundo o ativista dos direitos humanos e advogado Rashid Rehman, a lei proíbe casamentos de garotas com menos de 14 anos e de meninos com menos de 16 anos.