Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Combate

Paquistão enforca outro réu condenado por terrorismo, o terceiro esta semana

Um condenado por terrorismo foi enforcado no Paquistão, sendo a terceira execução desta semana e a 10ª desde dezembro, depois do levantamento da moratória a esta prática após o sangrento ataque a uma escola, informou neste sábado à Agência Efe uma fonte penitenciária.

Khalid Mehmood, antigo membro das forças aéreas do Paquistão, foi enforcado ontem à noite na prisão de Rawalpindi, cidade próxima à capital Islamabad, por seu envolvimento em um das duas tentativas de assassinato em dezembro de 2003 do então presidente Pervez Musharraf.

Ijaz Chughtai, um oficial do presídio, explicou que o réu recebeu 27 parentes antes de ser enforcado, incluindo sua esposa e filhos. Segundo ele, durante a execução a penitenciária aumentou as medidas de segurança para evitar atentados.

A execução de Mehmood se soma à de outros nove réus desde dezembro, seis deles condenados também a morte por envolvimento nas duas tentativas de assassinato de Musharraf em 2003.

O massacre em uma escola no dia 16 de dezembro no qual morreram 132 alunos e 12 professores, reivindicado pelo principal grupo talibã do Paquistão, o TTP, fez com que o primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, suspendesse a moratória sobre a pena capital em casos relacionados ao terrorismo, vigente desde 2008.

A essa medida se uniu esta semana a aprovação por parte das duas Câmaras paquistanesas da criação de tribunais militares especiais durante os próximos dois anos para julgar possíveis terroristas.

As autoridades do Paquistão anunciaram que mais de 500 condenados por terrorismo serão executados nas próximas semanas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.