Denúncia
A Agência de Segurança Nacional dos EUA espionou e-mails, mensagens de texto e telefonemas entre a presidente e assessores, além de dados de empresas e de cidadãos brasileiros, segundo o delator Edward Snowden.
Numa longa entrevista à jornalista Christiane Amanpour, exibida ontem pela CNN, a presidente Dilma Rousseff disse que não responsabiliza o governo de Barack Obama pela espionagem que a Agência de Segurança Nacional (NSA) daquele país fez a ela própria e a empresas brasileiras.
Segundo Dilma, essa conduta norte-americana vem de um processo iniciado após o 11 de Setembro. Mas ela afirmou que não aceita esse fato. "Não acredito que a responsabilidade pelos hábitos de espionagem seja da administração do presidente Obama. Eu acho que ela é um processo que vem ocorrendo depois do 11 de Setembro. O que nós não aceitamos é o fato de que o governo brasileiro, empresas brasileiras e cidadãos brasileiros fossem espionados, porque isso atinge diretamente os direitos humanos brasileiros, principalmente o direito à privacidade e à liberdade de expressão", disse a presidente.
Deixe sua opinião