La Paz (AE) Ao chegar em La Paz para participar da posse do presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou o fato de ele ser o primeiro índio a ocupar o cargo e disse que todos os presidentes da América Latina "têm a obrigação de fazer um esforço grande para que a Bolívia possa consolidar sua democracia".
Lula lembrou que disse a Morales que ele e sua equipe podem preparar um programa com as prioridades do país para que Brasil, Argentina, Chile e Venezuela vejam no que cada um poderia ajudar. Em entrevista ao jornal boliviano La Razón, o presidente Lula disse que o Brasil pretende ajudar a substituir as plantações de coca bolivianas por outras culturas. "Nós queremos estabelecer cooperação técnica no estímulo às plantações alternativas, substituindo os produtos ilícitos", comentou, dizendo que o Mercosul vai se esforçar para abrir mais espaço para as exportações dos tecidos bolivianos.
Lula aproveitou para reforçar que este século tem de ser o século da América Latina. E acentuou: "Agora é a nossa vez. A América Latina tem de acreditar nisso, e só vai acontecer se os presidentes acreditarem, se o povo acreditar".