Héctor Timerman, o ministro de Relações Exteriores da Argentina, concedeu uma entrevista na noite de ontem dentro do Centro de Prensa Internacional, o complexo montado em Mendoza para os jornalistas que cobrem a reunião da cúpula do Mercosul.
Um dos tópicos abordados pelo ministro argentino teve a ver com a suposta facilidade que a Venezuela teria para entrar no bloco do Mercosul agora que o único país que vetava a sua entrada, o Paraguai, está suspenso.
"A situação do Paraguai não altera a situação da Venezuela. São dois assuntos distintos", disse Timerman. Ele se referiu à suspensão dos paraguaios e também à entrada dos venezuelanos como "projetos" e destacou que um dos objetivos do bloco sul-americano é incrementar o comércio na região.
"Nenhum país quer que o povo paraguaio sofra consequências", disse Timerman, descartando também as sanções econômicas.
Mais cedo, o senador uruguaio Alberto Curiel, um dos participantes da cúpula do Mercosul, falou à Gazeta do Povo defendendo que as acusações feitas pelos parlamentares paraguaios ao então presidente Fernando Lugo "não têm fundamento". "É imprescindível que a democracia exista", disse ele.
Renúncia
O alto-representante geral do Mercosul, Samuel Pinheiro Guimarães, anunciou ontem, durante a cúpula do Mercosul, que renuncia ao cargo por causa da falta de apoio para os projetos que defende.
Depois, algumas informações desencontradas circularam durante o evento em Mendoza sobre quem deveria assumir o lugar de Guimarães. Não houve nenhuma informação oficial a respeito disso.
O diplomata carioca trabalha no Itamaraty desde 2003 e assumiu o posto no Mercosul no início do ano passado, com o compromisso de articular políticas e elaborar projetos que defendessem os interesses comuns do bloco.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são