Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Santiago Peña

Parabenizado por Lula e outros presidentes, vitorioso na eleição do Paraguai pede “unidade e consenso”

Santiago Peña discursa no seu comitê de campanha em Assunção, após sua vitória na eleição presidencial deste domingo (Foto: EFE/Raúl Martínez)

Ouça este conteúdo

O governista Partido Colorado, além de vencer a eleição presidencial deste domingo (30) com Santiago Peña, conquistou a maioria no Senado do Paraguai e levou a melhor em ao menos 14 dos 17 departamentos em disputa, segundo a apuração provisória oficial.

“Convoco a unidade e o consenso para alcançar nosso destino de bem-estar coletivo e prosperidade sem exclusões. Chegou a hora de postergar nossas diferenças para priorizar as causas comuns que nos unem como nação”, declarou Peña em discurso para dezenas de apoiadores de seu partido em Assunção.

Presidentes da região publicaram mensagens no Twitter parabenizando o político conservador.

“Parabéns ao presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, pela vitória nas eleições. Boa sorte no seu mandato. Vamos trabalhar juntos por relações cada vez melhores e mais fortes entre nossos países, e por uma América do Sul com mais união, desenvolvimento e prosperidade”, escreveu o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse que falou por telefone com Peña para parabenizá-lo pela vitória. “Saúdo com afeto todo o nosso povo irmão e lhe desejo um grande futuro. A América Latina deve se unir, a integração é o caminho”, afirmou o peronista.

A oposição argentina também se manifestou. O ex-presidente argentino Mauricio Macri (2015-2019), do partido Proposta Republicana (PRO, centro-direita), escreveu uma breve mensagem em sua conta no Twitter, na qual parabenizou Peña e seu partido “por este triunfo”, resumindo: “Boas notícias do Paraguai para a região”.

Semanas atrás, Macri desistiu da possibilidade de concorrer às eleições que ocorrerão na Argentina em outubro. O prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, que pertence ao mesmo partido que o ex-mandatário, é pré-candidato à presidência argentina.

O chefe do governo de Buenos Aires também se referiu nas redes sociais à vitória de Peña sobre o candidato da coalizão opositora Concertación Nacional, Efraín Alegre.

“Parabéns aos nossos irmãos paraguaios por um grande dia de democracia e a Santiago Peña pela vitória. Como acabei de dizer ao presidente eleito, estou confiante de que poderemos trabalhar juntos a partir de dezembro para aprofundar as nossas relações e promover uma região mais integrada com o mundo”, publicou no Twitter.

Um dos poucos presidentes sul-americanos que não são de esquerda, o uruguaio Luis Lacalle Pou também parabenizou Peña. “Vamos continuar trabalhando junto com o Paraguai para complementar nossas economias. Esperamos fortalecer em conjunto nossa região para nos abrirmos para o mundo”, destacou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.