O presidente paraguaio, Federico Franco, pediu ontem que o Brasil devolva os troféus da Guerra do Paraguai (1864-70), travada entre o país e a Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai). O pedido foi feito durante um evento para marcar o 143º aniversário do confronto.

CARREGANDO :)

"Venho hoje ao altar da pátria para reivindicar e exigir a devolução do Canhão Cristão e do arquivo secreto da Tríplice Aliança que estão na República do Brasil", disse Franco, em discurso, afirmando que os itens são "propriedade do Estado paraguaio."

Franco disse que pedia "com respeito, mas com firmeza" a Dilma Rousseff "que restitua os troféus da guerra para que, de alguma maneira, traga paz à sociedade por aquele holocausto que significou a Tríplice Aliança para o país".

Publicidade

O Paraguai celebra no dia 1º de março de cada ano o Dia dos Heróis, como lembrança pela morte em 1870 do marechal Francisco Solano López, em Cerro Corá, pelas mãos das tropas brasileiras. A ocupação de Assunção se manteve até 1876.

A eliminação do condutor paraguaio do conflito colocou fim à guerra que devastou o país e reduziu em 10% a sua população masculina.