Assunção - O Ministério de Saúde Pública confirmou ontem a existência de 1.013 casos de dengue no Paraguai, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e recomendou à população que tome precauções em suas viagens ao Brasil, Bolívia e Argentina.
Iván Allende, diretor do escritório de vigilância sanitária, disse que "o local mais afetado é o Departamento de Concepción, a 450 quilômetros ao norte de Assunção, com 324 infectados".
Em 2009 já foi registrada uma morte em consequência da doença. No entanto, há 950 casos suspeitos para os quais ainda se aguarda a confirmação por meio de exames.
A assessoria de imprensa do Ministério de Saúde Pública divulgou ontem um comunicado alertando a população que, quem viajar para o Brasil, Bolívia e Argentina no feriado da Semana Santa deve tomar precauções para não ser picado pelo mosquito, que tem hábitos diurnos. As mesmas precauções devem ser tomadas em visitas aos departamentos onde há grande número de casos registrados, como Alto Paraná, na fronteira com o estado brasileiro do Paraná, Concepción, San Pedro e Caaguazú. "Até o momento não existe vacina contra a dengue, mas uma forma fácil de combater o mosquito é eliminar água parada, único lugar onde ele se reproduz", disse Allende.
Os sintomas da doença são fortes dores ao redor dos olhos, náuseas, diarreias e dor nos ossos, principalmente nas articulações.