O paranaense Rodrigo Moreto Cubek que estava preso no Paquistão foi solto na quinta-feira (19) e já está voltando para o Brasil com previsão de chegada para esta terça-feira (24). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (23) pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.
Cubek deixou a prisão após pagar fiança de US$ 1.180, aproximadamente R$ 1.920, e também teve que arcar com a passagem aérea de volta para o Brasil. Desde que foi solto, o paranaense permaneceu na embaixada brasileira no país. O Itamaraty não informou detalhes sobre voo e local e horário de desembarque de Cubek no Brasil, para preservar a segurança do advogado.
Cubek foi preso no dia 13 de maio após tentar entrar em uma área exclusiva para muçulmanos na mesquita Faisal, a principal do Paquistão. Ele mostrou imagens religiosas e gritou palavras sobre a Virgem Maria com o objetivo de evangelizar as pessoas que estavam no local.
A primeira acusação contra o paranaense foi de blasfêmia, que é considerado crime grave no Paquistão. A defesa conseguiu que Cubek fosse apenas enquadrado por perturbação da ordem pública delito mais leve no país.