Uma doença rara já deixou 12 pessoas (5 crianças) cegas na cidade de Araguatins, norte do Tocantins. Os agentes de saúde estranharam quando dezenas de pessoas começaram a reclamar de problemas de visão. Depois de cinco semanas de investigação, constatou-se que um verme que se desenvolve em caramujos estava se alojando nos olhos da população que tomava banho no Rio Araguaia. O verme é uma espécie do parasita trematóide e provoca uma doença parecida com a conjuntivite. O paciente vai ficando com a íris branca e perde a visão aos poucos.

CARREGANDO :)

A tevê Anhangüera, da Rede Globo, mostrou o depoimento de um ribeirinho que dizia sentir o verme corroendo seus olhos. O pesquisador Vítor Py Daniel, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, disse que não há registros da doença no Brasil. Casos registrados na Índia estão servindo de referência.

Ao todo, 262 pessoas apresentam lesões nos olhos, segundo os números oficiais. Entre os doentes, a maioria é criança ou adolescente. Numa escola de 520 alunos, quase 100 estão com problemas de visão. Até agora, nenhum paciente tratado se recuperou totalmente ou passou por transplante de córnea.

Publicidade

Especialistas do Ministério da Saúde, da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP) estão se envolvendo no caso. Eles partem da hipótese de que algum desequilíbrio ecológico provocou a proliferação do caramujo que hospeda o verme. Os 24 mil habitantes de Araguatins estão proibidos de entrar no Araguaia por 40 dias. O rio vai passar por uma limpeza esta semana.