Paris O Ministério de Assuntos Exteriores francês informou ontem que está se unindo à iniciativa da diplomacia italiana de promover na Organização das Nações Unidas uma declaração contra a pena de morte, com a instauração de uma moratória nos países nas quais ela está em vigor.
O ministério francês afirmou que a iniciativa, analisada para a próxima Assembléia Geral da ONU, já conseguiu o respaldo de 85 países. As autoridades francesas ressaltaram que todos os países da União Européia trabalham conjuntamente em todos os fóruns internacionais para conseguir a abolição da pena de morte. Do ponto de vista nacional, o ministério lembrou que o presidente da República, Jacques Chirac, se comprometeu a promover um projeto de lei para que a proibição da pena de morte seja estabelecida pela Constituição francesa, pendente depois do "não" de franceses e holandeses em plebiscitos realizados em 2004.
Debate
Além disso, Paris abrigará, entre 1.º e 3 de fevereiro, um congresso mundial contra a pena de morte organizado por ONGs de caráter internacional que se ocupará, sobretudo, da situação nos países árabes.