Devido aos altos níveis de poluição do ar, o governo da França decidiu não cobrar pelo uso do transporte público em Paris por três dias (começando ontem e terminando amanhã).
A decisão ocorre após a maior parte do país chegar ao alerta laranja, segundo mais alto de poluição do ar na escala da Agência Europeia do Ambiente, o que não acontecia desde 2007. A capital francesa chegou na quinta-feira ao alerta vermelho.
Além de Paris, a gratuidade vale nas cidades de Caen e Rouen. Também foram liberados de pagamento os aluguéis de bicicletas e carros elétricos e reduzidas as velocidades máximas em estradas e vias expressas.
A Associação de Vigilância da Qualidade do Ar de Paris informou que chegou a 95 microgramas o índice de partículas finas PM10. O material é gerado pela queima de combustíveis fósseis.
Os números são maiores que os 80 microgramas considerados saudáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além desse limite, a população pode ter tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, no nariz e na garganta.