Os líderes do movimento de protestos na Ucrânia propuseram o nome de Arseniy Yatseniuk para primeiro-ministro do país. Yatseniuk é parlamentar e teve um papel de destaque nas manifestações contra o presidente deposto Viktor Yanukovich, que fugiu da capital Kiev na semana passada.
Um grupo de líderes interinos, incluindo o presidente interino, Oleksandr Turchinov, também apresentou outros candidatos ao novo governo a milhares de manifestantes que acampavam no centro de Kiev. Espera-se que os nomes sejam formalmente aprovados hoje pelo parlamento.
Yatseniuk, de 39 anos, é um ex-banqueiro milionário que já atuou como ministro da Economia e das Finanças antes de Yanukovich assumir a Presidência, em 2010. Visto como um reformista tecnocrata, ele parece aprovar o apoio dos EUA.
Um dos primeiros trabalhos de Yatseniuk e de outros membros de seu novo gabinete será buscar ajuda financeira com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional.
Economistas dizem que a Ucrânia está perto do colapso financeiro, com sua moeda sob pressão e suas reservas esvaziadas. O país precisa de US$ 35 bilhões em empréstimos de resgate para os próximos dois anos.