• Carregando...

Washington – O senador democrata Harry Reid, de Nevada, é o provável novo líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, substituindo Dick Cheney, que também é o vice-presidente do país. Reid, que completará 67 anos no dia 2 de dezembro, é tido como um legislador moderado. Ele se tornou líder dos democratas no Senado em janeiro de 2005 (na época, o partido era minoria) ao substituir Tom Daschle, que havia perdido as eleições em 2004 após ser acusado de "obstruir" a agenda conservadora de Bush.

Como novo líder do Congresso, Reid controlaria a agenda legislativa, decidindo que assuntos serão votados e quando.

Logo após as eleições que deram maioria aos democratas, Reid convidou o presidente George W. Bush para um encontro entre os dois partidos no qual líderes do Congresso deverão mapear as novas estratégias para a cada vez mais impopular Guerra do Iraque.

Origem

Harry Reid nasceu em uma família pobre na pequena cidade de Searchlight, em Nevada. Ele cresceu em uma casa sem banheiro nem água quente. Seu pai era um mineiro que cometeu suicídio, e sua mãe lavava roupas para bordéis locais para sobreviver, segundo biografias.

Antes de ser eleito para o Senado pela primeira vez em 1986, ele foi lutador de boxe amador e se formou em Direito enquanto trabalhava como policial. Também passou quatro anos como deputado na Câmara dos Representantes antes de se tornar senador.

Atuação

No Senado, Reid se opôs ao corte de impostos para classes altas proposto por Bush, além de votar contra os dois juízes nomeados pelo presidente para a Suprema Corte dos EUA.

Em 2003, apoiou a invasão do Iraque, mas agora é favorável à retirada paulatina das tropas. Ele também se opôs a uma série de medidas para controlar a venda e porte de armas nos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]