A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou no início da tarde deste sábado (16) uma autorização para que o presidente Hugo Chávez possa se ausentar do país para tratar um câncer em Cuba.
O presidente da Venezuela pretendia embarcar ainda na tarde deste sábado para Cuba para dar continuidade ao tratamento de um câncer na região pélvica.
Chávez, que regressou de Havana a Caracas em 4 de julho depois de quase um mês de ausência, aguardava apenas a votação da "autorização legislativa" pela Assembleia Nacional.
A votação ocorreu no início da tarde de hoje e os parlamentares venezuelanos concederam a autorização solicitada por Chávez na noite de ontem, conforme exige a Constituição do país.
"Eu vou começar o que chamamos de segunda fase deste processo de recuperação. Tenho fé em Deus e em todo o povo que vela por mim" afirmou o presidente venezuelano em nota divulgada na noite de ontem.
Médicos cubanos extraíram um tumor maligno da pelve de Chávez em 20 de junho. Agora, o presidente venezuelano de 56 anos de idade será submetido a quimioterapia.
Na manhã da quinta-feira, Chávez teria aceitado um convite da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para tratar o câncer em um hospital de São Paulo. O governo venezuelano não deu explicação oficial para a mudança nos planos. As informações são da Associated Press.