O líder do Parlamento da Catalunha, Roger Torrent, indicou o ex-presidente da região e agora fugitivo das autoridades da Espanha, Carles Puigdemont, como candidato a primeiro-ministro regional, sendo o responsável por formar o novo governo.
Torrent anunciou na manhã desta segunda-feira (22) que Puigdemont é "o único candidato" com apoio suficiente dentro do Parlamento regional que terá condições de formar um novo governo catalão, após as eleições regionais no mês passado que deram vitória para os partidos pró-independência.
Torrent ainda afirmou que já pediu ao primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, para realizar uma reunião e discutir a "situação anormal" na Catalunha.
Puigdemont viajou para a capital da Dinamarca, Copenhagen, nesta manhã, para discursar em uma universidade e se reunir com políticos locais. Essa é sua primeira viagem desde que se exilou na Bélgica, após declarar independência da Catalunha e sua prisão ser decretada pelo Ministério Público espanhol.
O principal promotor da Espanha divulgou hoje que pediu para a Suprema Corte do país aprovar um pedido de detenção válido no território europeu, com o objetivo de prender Puigdemont na Dinamarca.
Com informações da Associated Press.
Ideias 38: Churchill, o estadista que salvou o Ocidente https://t.co/Diqje6jsbp
â Ideias (@ideias_gp) January 20, 2018