Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Parlamento da Polônia aprova projeto de lei sobre comunicação criticado por EUA

Sessão na câmara baixa (Sejm) do Parlamento da Polônia, 17 de dezembro (Foto: EFE/EPA/Tomasz Gzell)

Ouça este conteúdo

Parlamentares da Polônia derrubaram nesta sexta-feira um veto do Senado sobre um projeto de reforma na legislação de comunicação que, meses atrás, causou uma disputa diplomática entre Estados Unidos e o país europeu. Segundo críticos, o projeto de lei busca limitar a liberdade de expressão.

A câmara baixa (Sejm) do Parlamento polonês decidiu, por 229 votos a 212, com 11 abstenções, rejeitar o veto colocado pelo Senado em setembro. Com isso, o projeto precisa agora apenas da sanção do presidente Andrzej Duda para se tornar lei.

A nova lei deve impedir qualquer entidade não europeia de possuir mais de 49% de emissoras de rádio e televisão na Polônia. A principal afetada será o canal de notícias TVN24, de propriedade da empresa americana Discovery por meio de uma subsidiária registrada nos Países Baixos, solução que não seria mais aceita pela nova legislação.

A TVN, a maior rede de notícias privada na Polônia, é crítica ao governo de coalizão de direita da Polônia.

Segundo o partido governista Lei e Justiça (PiS), a lei visa impedir que países como China e Rússia tenham influência sobre a mídia polonesa.

Os governos do ex-presidente americano Donald Trump e do atual, Joe Biden, já haviam tentado convencer o governo polonês a deixar a TVN operar. Recentemente, um assessor do Departamento de Estado dos EUA alertou Varsóvia de que futuros investimentos americanos no país estariam em risco caso o projeto se tornasse lei.

A votação sobre o projeto de lei não estava prevista para esta sexta-feira, mas a questão acabou entrando na pauta do dia após uma reunião de um comitê e foi votada em questão de minutos. A oposição afirma que a maneira como a votação ocorreu foi ilegal e não democrática.

"O resultado da votação surpresa de hoje no Parlamento polonês deve ser profundamente preocupante para qualquer companhia que invista na Polônia e para todos que se importam com a democracia e a liberdade de imprensa", afirmou a Discovery em comunicado.

A deputada Joanna Lichocka, do Lei e Justiça, disse em comunicado: "A regra que limita capital não europeu na imprensa está alinhada à legislação europeia e é válida em muitos países da União Europeia. Essa regra está em vigor na Polônia há anos - a emenda torna a lei impossível de ser contornada."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.