Imagem de Han Kuo-yu durante eleições para a prefeitura de uma cidade em Taiwan em 2018| Foto: Wikimedia Commons
Ouça este conteúdo

Han Kuo-yu, ex-candidato presidencial e membro do maior partido de oposição ao governo de Taiwan, o Kuomintang (KMT), foi eleito nesta quinta-feira (1º) como novo presidente do Parlamento do país.

CARREGANDO :)

Han, que disputou pelo KMT e perdeu a eleição presidencial de 2020, é considerado como pró-China pelo Partido Democrático Progressista (DPP), do qual faz parte o presidente eleito de Taiwan, William Lai Ching-te, considerado como um “separatista” por Pequim.

Apesar da vitória de Lai, seu partido, o DPP, perdeu a maioria quase absoluta que tinha no Parlamento nas eleições de janeiro, o que deverá obrigar o novo governo a negociar com a oposição. Han tem 66 anos e será responsável por receber parlamentares estrangeiros visitantes que se deslocam ao país.

Publicidade

A chegada do opositor à presidência do Parlamento ocorre em um momento de tensão, onde a China tem aumentado suas ameaças militares, diplomáticas e econômicas contra a ilha. Nos últimos meses, Pequim também conseguiu reduzir o número de aliados diplomáticos formais de Taiwan para apenas 12.

A China reivindica Taiwan como parte de seu território e vem falando abertamente nos últimos anos sobre uma “reunificação pacífica”.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]