Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Viagem em abril

Parlamento português muda data de discurso de Lula após reação de partidos de direita

Presidente da Assembleia nacional portuguesa disse que Lula será recebido numa “sessão solene de boas-vindas” e não mais no aniversário da Revolução dos Cravos (Foto: EFE/André Borges)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursará no Parlamento de Portugal durante sua visita ao país, mas não na sessão dedicada ao 49º aniversário do 25 de abril, após a polêmica gerada pelo convite feito pelo governo socialista português para esta data.

O presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, anunciou nesta quarta-feira (1º) em declarações a jornalistas que será realizada uma “sessão solene de boas-vindas” a Lula, uma iniciativa que teria gerado um “consenso muito grande” entre os partidos da Câmara.

O único partido que se opôs ao discurso do presidente brasileiro no Parlamento foi o conservador Chega, como confirmou o seu líder, André Ventura.

A sessão dedicada a Lula, ainda sem data definida, surge na sequência da polêmica suscitada em Portugal pelo convite que o Executivo lhe fez para discursar na cerimônia parlamentar que comemora a Revolução dos Cravos, de 25 de abril de 1974, com a qual se pôs fim a quase meio século da ditadura de António Salazar. Seria a primeira vez que um chefe de Estado estrangeiro discursaria no Parlamento em um aniversário da revolução.

Embora as legendas de esquerda tenham se expressado a favor do convite, os partidos de direita criticaram a iniciativa.

O Partido Social Democrata (PSD, o principal da centro-direita) se posicionou contra a participação do presidente brasileiro nas comemorações parlamentares do 25 de abril, enquanto a legenda Iniciativa Liberal ameaçou deixar a Câmara durante seu discurso.

A maior rejeição veio do Chega, que considerou o convite uma “ofensa” e uma “provocação gratuita”.

O partido avisou que, mesmo que o discurso fosse feito em sessão diferente da de 25 de abril, organizaria uma manifestação às portas do Parlamento contra a presença do presidente brasileiro.

Lula fará uma visita de Estado a Portugal entre os dias 22 e 25 de abril para participar da cúpula luso-brasileira, que ocorreu pela última vez em 2016 e não foi retomada durante a presidência de Jair Bolsonaro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.