Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oposicionista a Maduro

Parlamento de Portugal rejeita reconhecer González como presidente da Venezuela

Apenas a direita apoiou projeto na Assembleia de Portugal para reconhecer oposicionista como vencedor da eleição venezuelana (Foto: EFE/EPA/FILIPE AMORIM)
  • Ícone de reações Concordo
  • Ícone de reações Concordo parcialmente
  • Ícone de reações Penso diferente

Ouça este conteúdo

A Assembleia de Portugal, o parlamento unicameral do país europeu, rejeitou nesta sexta-feira (18) um projeto de resolução para reconhecer o oposicionista Edmundo González como vencedor da eleição presidencial na Venezuela, realizada em julho.

Segundo informações da agência EFE, o projeto foi apoiado apenas pela Iniciativa Liberal (IL), partido de centro-direita que havia apresentado a proposta, e pelo Chega!, partido de direita nacionalista.

Votaram contra o Partido Social-Democrata (PSD), do primeiro-ministro Luís Montenegro, o Partido Socialista (PS), o Partido Comunista Português (PCP), o Bloco de Esquerda e o partido ambientalista Livre. Os democratas-cristãos e a legenda pró-causa animal Pessoas–Animais–Natureza (PAN) se abstiveram.

No debate dos projetos de resolução sobre a Venezuela, na quarta-feira (16), o PSD e o PS, as duas legendas com mais cadeiras no Parlamento, pediram que fossem divulgadas as atas de votação da eleição para reconhecerem González. Já o PCP defendeu que o ditador Nicolás Maduro venceu o pleito.

Por outro lado, a Assembleia de Portugal aprovou uma recomendação ao governo para que não reconheça a “vitória” de Maduro e para que defenda, juntamente com a União Europeia (UE) e a comunidade internacional, “o fim das violações dos direitos humanos” na Venezuela. O PCP foi o único partido a votar contra esse projeto.

Outros projetos, sobre a defesa da democracia, vontade do povo e integridade territorial venezuelanas, foram aprovados na casa, mas foi rejeitado um projeto dos comunistas portugueses que falava em respeitar “a soberania da República Bolivariana da Venezuela”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.