Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rússia

Parlamento russo aprova nome indicado por Putin para premiê

A Duma (câmara baixa do Parlamento russo) aprovou nesta sexta-feira (14) a nomeação do novo primeiro-ministro Viktor Zubkov, um dos possíveis pretendentes à sucessão do presidente Vladimir Putin em março de 2008.

Os deputados aprovaram por maioria -381 votos a favor, 47 contra e 8 abstenções- sua nomeação, proposta na quarta-feira (12) pelo presidente Putin após a demissão do primeiro-ministro Mikhail Fradkov.

O resultado da votação era previsível em uma assembléia na qual o partido pró-Kremlin Rússia buscar Unida dispõe de dois terços dos assentos.

Putin apresentou a candidatura de Zubkov pouco após destituir o Governo em plenário, e encarregar o primeiro-ministro demissionário, Mikhail Fradkov, de permanecer interinamente no cargo até a aprovação do novo chefe do Executivo.

Foi o próprio Fradkov que pediu a dissolução do Gabinete de Ministros, para dar a Putin "liberdade de ação" diante dos "importantes eventos políticos que se aproximam", em alusão às eleições parlamentares, que ocorrerão em dezembro, e presidenciais, previstas para março de 2008.

"O senhor tem razão. Temos que pensar juntos em como estruturar o poder para corresponder melhor ao período pré-eleitoral", disse Putin.

A indicação de Zubkov para a chefia de governo lhe transforma automaticamente no mais provável candidato a suceder Putin na Presidência, dentro de meio ano.

O cargo de primeiro-ministro é visto como um trampolim para a presidência; o próprio Putin adotou essa estratégia há oito anos, quando foi nomeado por Boris Ieltsin antes de se candidatar.

Os vice-primeiro ministros Serguei Ivanov e Dmitri Medvédev, considerados até hoje como principais "presidenciáveis", ficam, desta forma, relegados automaticamente a um segundo plano.

Quem é Zubkov

De 65 anos, Zubkov aparece como uma surpresa deste início de campanha eleitoral. Era completamente desconhecido do público até quarta-feira (12) após sua apresentação ao posto de primeiro-ministro.

Diretor de uma agência federal de luta contra a lavagem de dinheiro, ele viu suas chances aumentarem de uma hora para outra e não "descartou" sua candidatura.

Administrador de sovkhozes na era soviética, Zubkov é um aliado de Vladimir Putin com quem trabalhou na prefeitura de São Petersburgo no início dos anos 1990. Após uma carreira nas Finanças, foi nomeado em 2001 para a liderança do Comitê de Vigilância Financeira, uma estrutura importante na luta contra a lavagem de dinheiro e operações bancárias obscuras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.