• Carregando...
Eleitores vão às urnas até as 18h deste domingo (22) na Argentina, em busca de uma nova liderança para o país
Eleitores vão às urnas até as 18h deste domingo (22) na Argentina, em busca de uma nova liderança para o país| Foto: EFE/André Coelho

Dados atualizados da Câmara Eleitoral na Argentina mostram que 59% dos eleitores já compareceram às urnas até o início da tarde deste domingo (22).

O país realiza eleições para definir a nova chefia da Casa Rosada pelos próximos quatro anos, em uma disputa acirrada entre o libertário Javier Milei, da coligação A Liberdade Avança; o atual ministro da Economia e candidato governista, Sergio Massa; e Patricia Bulrrich, ex-ministra do governo de Mauricio Macri, do partido Juntos pela Mudança, de centro-direita.

Para ser eleito no primeiro turno, um dos presidenciáveis precisa ter pelo menos 45% dos votos, ou 40% e uma vantagem de, ao menos, 10 pontos sobre o segundo colocado.

A participação popular surge como um dos principais fatores que influenciam no resultado eleitoral. Segundo as recentes pesquisas de opinião, Milei é o favorito na votação, no entanto Massa aparece em seguida na intenção de votos dos eleitores, que se posicionam a favor do peronismo.

Em agosto, apenas 69% dos argentinos aptos a votar compareceram nas urnas, o equivalente a 10 milhões de eleitores a menos do que os 35 milhões habilitados no cadastro.

Os três principais candidatos à presidência da Argentina já votaram e conversaram com simpatizantes nos locais de votação.

Os eleitores também escolhem nesse momento os candidatos que vão concorrer ao Parlamento do Mercosul, à Câmara dos Deputados e ao Senado. Ao todo, são 130 deputados e 24 senadores, além dos governadores de Buenos Aires e Entre Rios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]