Hollande vence Sarkozy por margem de 2 a 3 pontos, segundo pesquisas
O candidato socialista François Hollande é o vencedor do primeiro turno das eleições presidenciais francesas, derrotando o atual chefe de Estado, Nicolas Sarkozy, a quem voltaria a enfrentar no segundo turno, segundo pesquisas de boca de urna divulgadas pela imprensa da Bélgica.
A rede de televisão "RTBF" informou que, de acordo com pesquisas cuja autoria não revela, Hollande obterá 27% dos votos, dois pontos percentuais a mais que Sarkozy.
O site do jornal "Le Soir", por sua vez, cita uma pesquisa do instituto Opinionway, segundo a qual Hollande receberá entre 27% e 30% dos votos, contra 25% e 27% do candidato conservador.
A participação no primeiro turno do pleito presidencial na França chegou a 70,59% dos eleitores às 17h locais (12h de Brasília), informou neste domingo o Ministério do Interior.
Esse índice de participação é ligeiramente inferior aos 73,8% registrados no mesmo horário do primeiro turno da eleição anterior, realizada em 2007. A participação total na primeira rodada de votação de cinco anos atrás foi de 83,77%, com uma abstenção, portanto, de 16,23%.
Os eleitores dos territórios ultramarinos franceses e os que moram em outros países foram às urnas ontem, mas na França a votação começou hoje às 8h locais (3h de Brasília) e terminará às 20h locais (15h de Brasília) em grandes cidades como Paris, Marselha, Lyon e Bordeaux.
Os dez candidatos - entre eles o atual presidente, Nicolas Sarkozy; seu rival socialista, François Hollande; a ultradireitista Marine Le Pen e o aspirante da Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon - compareceram a seus respectivos colégios eleitorais antes do meio-dia.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano