Dinheiro pode não nascer em árvore, mas pesquisadores australianos confirmaram que ouro pode ser encontrado nas folhas de algumas árvores de eucalipto.
Cientistas da Organização Nacional de Pesquisa Científica Industrial da Austrália (CSIRO) afirmaram que a presença de partículas de ouro na folhagem de eucaliptos indica que os depósitos do valioso mental estão enterrados a alguns metros, em locais de difícil acesso. A pesquisa foi publicada na revista "Nature Communications".
"Encontramos muitos depósitos na Austrália e em outras partes do mundo", revelou o geoquímico Mel Lintern. "Agora tentaremos alcançar os mais difíceis, que estão enterrados a dezenas de metros em sedimentos de rios e dunas de areia."
As partículas de ouro foram encontradas ao redor do solo de eucaliptos. Usando um síncrotron, uma grande máquinas que usa raios-X para examinar detalhamente a matéria, eles encontraram vestígios de ouro nas folhas, galhos e cascas de algumas árvores. A quantidade, porém, pode decepcionar os exploradores mais ambiciosos.
"Fizemos um cálculo e precisamos de 500 árvores sobre um depósito de ouro para ter material suficiente para fazer um anel de ouro", explicou Lintern.
Segundo Lintern, a análise da vegetação pode oferecer uma maneira melhor para encontrar outros depósitos do metal. "A exploração destes locais minimiza os danos ao meio ambiente, porque estamos tomando uma amostra muito pequena das árvores e de suas folhas e galhos."
Os pesquisadores revelaram que a técnica também pode ser usada para encontrar outros minerais, como chumbo, ferro e cobre em outras partes do mundo.
- "Abominável homem das neves" seria apenas um urso primitivo
- Após 5.300 anos, "homem do gelo" tem 19 parentes vivos
- Coalas trocam eucaliptos por outras árvores devido a mudanças climáticas
- Ciência especulativa precisa ser mais valorizada, diz Peter Higgs
- Marte pode ter abrigado vulcões gigantes, segundo cientistas
Deixe sua opinião