Partidos pró-Kremlin e sindicatos levaram milhares às ruas neste domingo (1) nas demonstrações do Dia do Trabalho. A multidão, carregando balões e bandeiras nas cores azul e vermelha, se reuniu em regiões da cidade portuária de Vladivostok a Moscou, em manifestações que se assemelham àquelas da era soviética, quando o 1º de maio era um dos feriados mais venerados, celebrando o socialismo.

CARREGANDO :)

Embora o feriado tenha tido o nome rebatizado para "Dia do Trabalho e da Primavera", muitos russos ainda vão às ruas cantando slogans da era soviética. As manifestações de hoje são uma oportunidade para que as autoridades, criticadas por dispersar violentamente manifestações da oposição, mostrem respeito pela liberdade de demonstração.

A Rússia terá eleições parlamentares em dezembro, seguida por eleições presidenciais em março próximo, das quais tanto o presidente Dmitry Medvedev quanto o primeiro-ministro Vladimir Putin estão avaliando participar.

Publicidade

O partido da Rússia Unida, de Putin, disse que as demonstrações buscaram trazer mais de 25 mil pessoas para as ruas, com cantos como "Povo, Medvedev e Putin juntos são a força". Em Vladivostok mais de 50 mil pessoas participaram das demonstrações. As informações são da Dow Jones.