Impulsionado pelo discurso contra a imigração e a União Europeia, o partido nacionalista de direita Ukip conquistou 23% dos votos nas eleições locais realizadas nesta quinta-feira (02) no interior da Inglaterra e no País de Gales.
A legenda cresceu e ficou em terceiro lugar na contagem geral, apenas dois pontos percentuais atrás do Partido Conservador, do premiê britânico David Cameron.
O Partido Trabalhista recebeu 29% dos votos, de acordo com projeções da BBC. Os conservadores ainda controlam a maioria das câmaras locais, mas sofreram uma derrota política expressiva a dois anos das eleições gerais de 2015.
Cameron reconheceu a perda de eleitores para o Ukip, cinco dias depois de um de seus ministros, Kenneth Clarke, chamar os integrantes da legenda de "bando de palhaços".
"Precisamos demonstrar respeito pelas pessoas que decidiram escolher esse partido. E vamos nos esforçar muito para trazê-las de volta para o nosso lado", afirmou o primeiro-ministro.
O líder do Ukip, Nigel Farage, comemorou o resultado e disse que a sigla passou a ser a terceira força na política britânica."Fomos ridicularizados por todo mundo. Agora eles estão em choque, atordoados", disse.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura