O partido antiausteridade da Espanha, Podemos, está virtualmente empatado com os dois principais partidos do país a menos de seis meses de uma eleição parlamentar sem sinais de um favorito, mostrou uma pesquisa neste domingo.
Pelo segundo mês consecutivo, o governista Partido Popular lidera por pouco, com 23 por cento de apoio, segundo a pesquisa realizada pela Metroscopia para o jornal El Pais.
Os socialistas da oposição e o Podemos ficaram próximos, em segundo e terceiro lugares na enquete, com 22,5 por cento e 21,5 por cento, respectivamente. Outro recém-chegado, o partido Ciudadanos, está em quarto, com 15 por cento.
Isso significa que seriam necessários pelo menos três partidos para formar uma maioria parlamentar e apoiar um governo estável em um país sem tradição de política de coalizão.
Uma aliança entre os socialistas, Podemos e outros partidos de esquerda da Izquierda Unida somariam cerca de 48 por cento dos votos, mas os espanhóis preferem um governo liderado pelos socialistas ou pelo Partido Popular e apoiado por Ciudadanos, de centro, a pesquisa também mostrou.
Em um teste nacional antes das eleições previstas para novembro ou dezembro, o Partido Popular do primeiro-ministro Mariano Rajoy sofreu grandes perdas nas eleições locais em maio, que viram os socialistas recuperando algum impulso enquanto Podemos e Ciudadanos tiveram progressos consideráveis.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano