Comitê permanente

- Hu Jintao, 64 anos: já era integrante do comitê; é o presidente da China e secretário-geral do PCC.

- Wu Bangguo, 66 anos: já era integrante do comitê; é presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular Nacional; ligado à corrente do ex-presidente chinês Jiang Zemin.

- He Guoqiang, 64 anos: promovido do Politburo anterior; ligado a Jiang Zemin.

- Li Changchun, 63 anos: já era integrante do comitê; chefe de propaganda do PCC; ligado a Jiang Zemin.

- Zhou Yongkang, 65 anos: promovido do Politburo anterior; ministro da Segurança Pública; ligado a Jiang Zemin.

- Xi Jinping, 54 anos: novo integrante do comitê; secretário do PCC na Municipalidade de Xangai; filho do ex-primeiro-ministro Xi Zhongxun; considerado um dos potenciais sucessores de Hu Jintao.

- Li Keqiang, 52 anos: novo integrante do comitê; secretário do PCC na Província de Liaoning; ligado à corrente de Hu Jintao e considerado um de seus potenciais sucessores.

- Wen Jiabao, 65 anos: já era integrante do comitê; é o primeiro-ministro.

- Jia Qinglin, 67 anos: já era integrante do comitê; é presidente do Congresso Consultivo Político do Povo; ligado a Jiang Zemin.

CARREGANDO :)

Pequim – Dois "jovens'' na faixa dos 50 anos que trabalharam como camponeses na Revolução Cultural (1966-1976) foram escolhidos ontem pelo Partido Comunista para assumir o comando da China a partir de 2012, quando a geração do atual presidente, Hu Jintao, deixará o poder.

Xi Jinping, 54, e Li Keqiang, 52, são os mais jovens entre os nove integrantes do novo Comitê Permanente do Politburo, o órgão máximo do poder chinês. Nenhum deles foi apresentado expressamente como sucessor de Hu Jintao e do atual premier, Wen Jiabao, nem houve uma indicação clara de qual ocupará a Presidência ou será primeiro-ministro.

Publicidade

Mas as palavras de Hu Jintao e a posição de ambos no Politburo indicam que eles são os escolhidos e que Xi Jinping tem ascendência sobre Li Keqiang.

Os nove integrantes do novo Comitê Central do Politburo se apresentaram ontem diante de centenas de jornalistas e fotógrafos em um dos salões do Grande Palácio do Povo, na praça Tiananmen, em Pequim.

Perguntas estavam expressamente proibidas e a única pessoa que discursou foi Hu Jintao. Ao apresentar Xi Jinping e Li Keqiang, o presidente ressaltou que os dois eram "relativamente jovens'', uma maneira de os diferenciar dos demais ocupantes do grupo dos nove, o mais novo com 64 anos.

Isso significa que todos deverão se aposentar no próximo congresso do PC, em cinco anos, já que existe uma regra não-escrita que fixa em 68 anos o limite de idade para os organismos de cúpula da legenda.

Além de integrar o Comitê Permanente do Politburo, Xi Jinping foi apontado para a Secretaria do Comitê Central, a exemplo do que aconteceu com o próprio Hu em 1992, quando foi escolhido para suceder Jiang Zemin, o que ocorreu uma década mais tarde.

Publicidade

Em outro sinal de ascendência, seu nome foi o primeiro do grupo dos quatro novos integrantes do Politburo a aparecer no documento com o perfil de todos entregue à imprensa, à frente de Li Keqiang, He Guoqiang e Zhou Yongkang. Antes dele, apareciam os cinco nomes reconduzidos ao órgão, como o próprio Hu e Wen Jiabao.

A escolha de dois nomes fortes para compor o Comitê Permanente do Politburo é uma inovação ao processo de sucessão. Quando ingressou no órgão, em 1992, aos 49 anos, Hu Jintao era claramente o escolhido para comandar o país quando Jiang Zemin deixasse o cargo. Wen Jiabao só entrou no Comitê Permanente do Politburo em 2002, a poucos meses de se tornar primeiro-ministro. A opção por dois nomes pode indicar a maior necessidade de composição entre as correntes do partido ou a decisão de estabelecer um processo interno de competição.