O Partido Conservador do Reino Unido vai concluir o processo de eleição de seu novo líder até 28 de outubro, conforme disse nesta quinta-feira (20) Graham Brady, presidente do comitê 1922 da bancada da legenda na Câmara dos Comuns, que é o encarregado de organizar as eleições internas.
Brady informou os jornalistas que, portanto, será possível ter um novo chefe de governo antes de o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, apresentar seu plano fiscal de médio prazo - o que está marcado para o dia 31 - para reverter a estratégia econômica da primeira-ministra Liz Truss, que renunciou hoje ao cargo.
"Falei com o presidente do partido, Jake Berry, e ele me confirmou que será possível realizar uma votação e concluir uma eleição de liderança até sexta-feira, 28 de outubro", disse Graham Brady depois de visitar Truss no escritório de Downing Street.
"Devemos, portanto, ter um novo líder antes da declaração fiscal do dia 31", acrescentou. Brady vai especificar em breve como as eleições internas serão realizadas para que possam ser concluídas dentro de apenas uma semana.
Liz Truss tornou-se primeira-ministra em 6 de setembro, após vencer um processo de eleição primária que começou depois que seu antecessor, Boris Johnson, renunciou em 6 de julho.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros