Ouça este conteúdo
O ex-ministro da Economia britânico Rishi Sunak e a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, são os dois finalistas na disputa pela liderança do Partido Conservador e pelo cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, de acordo com os resultados da última votação entre os parlamentares do grupo, realizada nesta quarta-feira (20).
Sunak se tornou o favorito do grupo parlamentar conservador na Câmara dos Comuns com 137 votos, contra 113 para Truss, que conseguiu desbancar de última hora a secretária de Estado para a Política Comercial, Penny Mordaunt, que recebeu 105.
Os dois finalistas serão agora submetidos a uma votação por correio entre as bases do partido governista. O vencedor será anunciado no dia 5 de setembro, após o recesso parlamentar de verão.
No dia seguinte à nomeação do novo líder, Johnson renunciará ao cargo de chefe de governo e o seu sucessor será empossado pela rainha Elizabeth II em breve cerimônia no Palácio de Buckingham.
Durante o mês de agosto, Sunak, de 42 anos, e Truss, de 46, tentarão angariar os votos dos membros. De acordo com pesquisas internas, inicialmente a atual chefe do Ministério das Relações Exteriores levaria a melhor.
O ex-chanceler do Tesouro - que, se ganhar as primárias, será o primeiro hindu a ser primeiro-ministro do país - renunciou ao governo de Johnson em 5 de julho devido a desacordos com a gestão e, em particular, com as prioridades econômicas.
Truss estava no exterior quando a crise governamental estourou e até o último momento manteve apoio a Boris Johnson, de modo que ainda faz parte do gabinete.