Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições na Argentina

Partido da coalizão de Bullrich anuncia “neutralidade” no segundo turno da Argentina

Militantes da União Cívica Radical durante um protesto em 2019 (Foto: EFE/JUAN IGNACIO RONCRONI)

Ouça este conteúdo

Após a candidata de centro-direita Patricia Bullrich, que representou a coalizão Juntos pela Mudança no primeiro turno das eleições presidenciais argentinas, anunciar seu apoio ao candidato libertário Javier Milei neste segundo turno, o partido União Cívica Radical (UCR), que integrou a coalizão de Bullrich, realizou uma reunião interna em seu comitê nacional onde decidiu que ficará “neutro” perante a disputa entre Milei e o peronista Sergio Massa.

No anúncio, Gerardo Morales e Martín Lousteau, líderes da UCR, que tem viés de esquerda, criticaram fortemente Bullrich e o ex-presidente da Argentina Mauricio Macri (2015-2019), afirmando que ambos decidiram “abandonar a coalizão Juntos pela Mudança”. Morales rotulou a decisão de Bullrich em apoiar Milei como "intolerável".

“A UCR não apoiará nenhum dos dois candidatos. Nenhum deles garante um futuro de progresso para a Argentina”, disseram os líderes.

A UCR afirmou que a “ideologia extremista” de Milei está em contraste com os “princípios do partido” e caracterizaram Massa como corresponsável, juntamente com o atual presidente da Argentina, Alberto Fernández, e a vice-presidente do país, Cristina Kirchner, pelo atual estado de crise do país, que se encontra neste momento imerso na hiperinflação e na pobreza.

Os líderes da UCR enfatizaram que nesse momento os membros da coalizão Juntos pela Mudança precisam passar por uma “reflexão e autocrítica” e destacaram que, a partir de 10 de dezembro, o partido atuará como uma “oposição ao novo governo eleito”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.