Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições

Partido de comediante é o segundo mais popular da Itália, diz pesquisa

O Movimento Cinco Estrelas, do comediante Beppe Grillo, tornou-se o segundo partido mais popular da Itália após sair à frente dos partidos tradicionais nas eleições regionais desta semana, apontou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23).

O partido PDL (Povo da Liberdade), liderado pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que renunciou em novembro em meio ao aumento dos custos da dívida do país e um escândalo de prostituição, caiu para o terceiro lugar pela primeira vez desde que foi formado, em 2008.

O Movimento Cinco Estrelas ganharia 18,5% dos votos, em comparação com 17,2% do PDL, se as eleições nacionais fossem realizadas nesta semana, mostrou a pesquisa Ipsos transmitida pela TV estatal na noite de ontem. O PD (Partido Democrático), de centro-esquerda, é o maior do país, com 26,7% de apoio.

A pesquisa Ipsos apontou que o Movimento Cinco Estrelas seria uma força a ser reconhecida na eleição nacional do próximo ano, e sinalizou uma grande mudança no cenário político à medida que a influência de Berlusconi, de 75 anos, sobre os eleitores se desvanece.

O levantamento também confirmou uma aversão cada vez maior aos partidos que governaram a Itália por oito anos na última década, e que não conseguiram realizar as necessárias reformas econômicas, além de serem envolvidos em uma série de escândalos de corrupção.

Ex-aliada de Berlusconi, a Liga do Norte perdeu todas as sete disputas para prefeito que participou numa eleição na segunda-feira, e a pesquisa mostrou seu apoio em 4,6%, menos de metade do que tinha há alguns meses, antes de seu líder, Umberto Bossi, se envolver em um escândalo de financiamento do partido.

O humorista Grillo lançou ataques mordazes sobre os partidos tradicionais, dizendo que eles estão mortos e os seus líderes são "zumbis".

Os quatro novos prefeitos do Movimento Cinco Estrelas são todos políticos recém-chegados, com uma idade média inferior a 32 anos, e um deles, Federico Pizzarotti, gastou apenas 6.000 euros em sua campanha bem-sucedida para se tornar prefeito de Parma, uma próspera cidade de quase 190 mil pessoas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.