A legenda partidária governista Rússia Unida (RU) proclamou sua vitória nas eleições à Duma (câmara baixa), que foram realizadas neste domingo (4) na Rússia.
"Rússia Unida ganhou", declarou Boris Grizlov, presidente do Conselho Supremo do partido, que agradeceu a confiança dos eleitores no partido governante, presidido por Vladimir Putin, e cujas listas eleitorais estavam lideradas pelo chefe do Estado, Dmitri Medvedev.
De acordo com as pesquisas de boca de urna, a RU obteve o 48,5% dos votos, 16% a menos que nas eleições de 2007.
O dirigente da RU atribuiu à crise a forte queda do partido governista e lembrou que em vários países da Europa os partidos governantes não foram reeleitos.
"No meio da crise econômica mundial recebemos o apoio do eleitorado. Enquanto no Reino Unido, Espanha e Portugal, as eleições de 2010-2011 mudaram os partidos governantes. Nós já podemos dizer que a RU seguirá sendo (o partido) governante", disse.
Segundo Grizlov, "já está claro que a RU receberá a maioria das cadeiras da Duma, o que significa que o caminho para uma Rússia forte continuará".
De acordo com as pesquisas, o Partido Comunista aparece em segundo lugar com o 19,8%. Outros dois partidos, o social-democrata Rússia Justa (RJ) e o nacionalista Partido Liberal Democrático, também acederiam ao Parlamento com 12,8% e 11,42%, respectivamente.
Da “moderação” de gastos ao imposto sobre os ricos: o pacote do governo, ponto a ponto
Governo quer taxar ganhos isentos dos mais ricos e limitar alcance da correção do IR
Podcast repercute as mudanças no IR e as reações ao pacote de Haddad
Pacheco anuncia prioridade para corte de gastos do governo no Senado