O governista Partido Socialista de Portugal ultrapassou seu principal opositor, o Partido Social Democrata (PSD), em uma pesquisa de opinião divulgada nesta sexta-feira. O governo volta à liderança, ainda que a uma margem pequena, pela primeira vez desde maio.
A pesquisa sinaliza que o governo minoritário do primeiro-ministro José Sócrates se recuperou, apesar das dolorosas medidas de austeridade fiscal, superando a popularidade repentina conquistada pelo PSD após a eleição do líder Pedro Passos Coelho em março.
O resultado da sondagem também sugere que a tentativa do PSD de revisar a Constituição, ação que analistas consideram inoportuna devido à crise econômica, prejudicou sua popularidade.
A pesquisa da Eurosondagem mostra que, se a eleição fosse agora, os socialistas teriam 36 por cento dos votos, pouco mais que os 35,8 por cento do PSD.
No mês passado, o PSD liderava com 36 por cento das intenções de voto, um ponto percentual à frente dos socialistas.
O partido do governo havia perdido sua vantagem em maio e junho, ficando cerca de 16 pontos atrás em algumas pesquisas, depois que o governo impôs medidas como o aumento de impostos para reduzir o déficit orçamentário e aliviar a preocupação do investidor sobre a credibilidade de Portugal.
O PSD tem um pacto com o governo para apoiar as medidas de rigor fiscal no Parlamento. Alguns analistas dizem que o partido de oposição pode estar se posicionando para uma eleição antecipada no ano que vem. As eleições regulares devem acontecer somente em 2013.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026