• Carregando...

Os principais partidos políticos do México assinaram neste domingo (2) o "Pacto pelo México" para impulsionar as reformas políticas pendentes do país em cerimônia liderada pelo presidente Enrique Peña Nieto no Castelo de Chapultepec.

"O México começa uma nova etapa de sua vida democrática. Chegou o momento do encontro e do acordo. Chegou o momento de dar o passo seguinte no aperfeiçoamento democrático: transitar do sufrágio efetivo ao Governo eficaz", declarou Peña em seu discurso.

O novo presidente mexicano afirmou que se trata de "um acordo inovador, que impõe metas precisas e prazos concretos para alcançá-las", além de ser um documento "realista, que detalha as instâncias e instrumentos para levá-lo do papel aos fatos".

Ao resenhar o conteúdo do acordo, Miguel Ángel Osorio Chong, novo secretário de Governo, disse que o documento se baseia em três eixos: o fortalecimento do Estado, a modernização econômica e política, e a ampliação e aplicação de direitos sociais.

Acrescentou que se compõe de cinco acordos fundamentais relativos à governabilidade democrática, transparência e prestação de contas, direitos e liberdades, segurança e justiça, e, por último, crescimento econômico, emprego e competitividade.

O documento foi assinado pela presidente interina do Partido Revolucionário Institucional (PRI, partido de Peña Nieto), Cristina Díaz, e os dirigentes do Partido Ação Nacional (PAN), Gustavo Madeiro, e do Partido da Revolução Democrática (PRD), Jesús Zambrano.

A assinatura do pacto, cuja negociação foi anunciada pelos líderes partidários na segunda-feira passada, havia sido suspensa após a divulgação de diferenças internas no esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD) em relação ao documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]