Pôster eleitoral do presidente deposto da Catalunha, Carles Puigdemont, sob o slogan: “Puigdemont é nosso presidente”| Foto: PAU BARRENA/AFP

Uma pesquisa encomendada pelo governo da Espanha revelou que os partidos pró-independência irão perder sua maioria no Parlamento catalão nas eleições do fim deste mês, complicando as ofertas pós-eleitorais para formar um novo governo na região.  

CARREGANDO :)

A pesquisa do instituto CIS, divulgada nesta segunda-feira (4), apontou que os três partidos separatistas no Parlamento ganhariam 66 ou 67 cadeiras em uma nova composição. Os três mantiveram maioria estreita de 72 dos 135 lugares até o Parlamento ser dissolvido pelo governo central de Madri no mês passado. 

Leia também: Os dois lados da independência da Catalunha

Publicidade

De acordo com o levantamento do CIS, há uma corrida estreita entre o partido republicano de esquerda ERC e o Ciutadans com 21% e 22,5% dos votos, respectivamente. Com isso, cada um dos dois teria cerca de 32 lugares no novo órgão legislativo. A pesquisa tem margem de erro de 1,8 ponto porcentual para mais ou para menos, com 3 mil pessoas tendo sido ouvidas pelo instituto entre 23 e 27 de novembro.

Com informações da Associated Press.

Publicidade