Enquanto aguardava a decolagem, um passageiro chinês abriu a porta de emergência do avião em que se encontrava, nesta quarta-feira (9). A aeronave, da China Southern, se preparava para voar quando o homem quebrou a saída de emergência, por considerar o local muito abafado. As informações são do site chinês Shangaiist.
O voo, que se preparava para realizar um trajeto entre duas cidades chinesas, foi adiado por quase uma hora . O tempo foi necessário para que os funcionários do aeroporto fechassem a porta e descobrissem o que aconteceu.
De acordo com o Chengdu Business Daily, o homem pensou que a alavanca da saída de emergência era um puxador que abriria a janela.
Felizmente, a saída era acima de uma das asas. A maneira com que essa porta é feita torna sua recolocação menos demorada e cara do que outras saídas de emergência.
Por mais inusitada que a história pareça, o caso não é incomum. Em dezembro de 2014, um homem em um voo Xiamen Airlines também abriu a saída de emergência para respirar um pouco de ar fresco.
No mesmo mês, um outro passageiro chinês abriu a porta de emergência de um avião, também em situação não emergencial, por querer sair do avião mais rápido após o pouso. O descuido resultou no valor de 100.000 yuan chineses em danos .
Além disso, só nos primeiros seis meses de 2015 houve 15 casos similares, de passageiros chineses que abriram saídas de emergência sem necessidade, de acordo com a Administração de Aviação Civil da China.
*Colaborou: Cecília Tümler