Um passageiro registrou os momentos dentro de um avião logo após uma explosão abrir um buraco na cabine de passageiros. A aeronave da Daallo Airlines que fazia voo D3159, entre a Somália e o Djibouti, na manhã desta terça-feira (2), precisou fazer um pouso de emergência poucos minutos após a decolagem.
Autoridades somalis investigavam a causa da explosão no Airbus A321 com 74 passageiros, mas há a especulação de que possa estar envolvido o grupo militante islâmico al-Shabaab, que regularmente ataca alvos do governo e dos militares nesse país africano.
Autoridades da Somália disseram nesta quarta-feira que duas pessoas ficaram feridas na explosão, mas a imprensa local informou que o corpo de um homem que aparentemente caiu do avião que seguiria para Djibuti teria sido encontrado perto da cidade de Balad, a 30 quilômetros de Mogadiscio, perto de onde a aeronave mudou de direção para retornar ao aeroporto de Mogadiscio.
Três agentes de aviação da Somália disseram à agência Associated Press nesta quarta-feira que não havia evidência de atividade criminal.
O voo da companhia Daallo Airlines “passou por um incidente” pouco após decolar de Mogadiscio na terça-feira, disse a empresa em comunicado. O pouso ocorreu sem problemas e os passageiros foram retirados em segurança, segundo o texto. Uma investigação do episódio é realizada pela Autoridade de Aviação Civil da Somália.
O piloto da aeronave, o sérvio Vladimir Vodoppivec, disse a uma revista de Belgrado acreditar que havia uma bomba. Segundo ele, a explosão não danificou o sistema de controle da aeronave. “Nós perdemos pressão na cabine. Graças a Deus tudo terminou bem”, comentou o piloto.
O voo entre Mogadiscio e Djibuti era operado pela Hermes Airlines, uma companhia aérea grega de baixo custo, informou a Daallo, que tem rotas entre Djibuti e o Oriente Médio e a África. A União Europeia proibiu todos os voos vindos de Djibuti, inclusive da Daallo Airlines, por questões de segurança.
Diretor-gerente da Augmentiq, uma companhia de segurança no setor de aviação, Matthew Finn disse que uma bomba era uma possibilidade, mas outras causas podem ter provocado o fato. Segundo ele, um problema na janela, por exemplo, poderia gerar o buraco. Outra hipótese, segundo Finn, é que houvesse uma bomba, mas não muito grande.
O vídeo postado por um dos passageiros, Amb Awale Kullane, e divulgado por sites de notícias europeus mostra o buraco na fuselagem da aeronave, enquanto as pessoas mantêm a calma, algumas delas usando máscaras de oxigênio.
Na sua postagem no Facebook, Kullane escreveu: “Estávamos no ar quando ouvimos um barulho alto e só conseguimos ver fumaça por alguns segundos. Quando a visibilidade voltou, percebemos que um pedaço do avião estava faltando”.
Duas pessoas ficaram feridas no incidente.
Confira o vídeo do Daily Mail:
Veja como ficou o avião:
Daallo Airline plane heading 2 Djibouti catches fire 5 mints afta taking off frm the airport in Mogadishu, 2 injured pic.twitter.com/eGuHLvjnEZ
— Goobjoog News. (@Goobjoognews) 2 fevereiro 2016