Foram identificadas como Ye Mengyuan e Wang Linjia as duas adolescentes chineses mortas na queda de um avião em São Francisco, nos Estados Unidos, neste sábado (6). Segundo a TV Central da China, eles eram estudantes da escola média de Jiangshan, na província de Zhejiang, no Oeste do país, e faziam parte de um grupo de pelo menos 70 jovens e professores que estavam a caminho de acampamentos de verão. Ambas tinham 16 anos.Veja imagens do acidente
A companhia aérea disse que o voo, que teve origem em Xangai, transportava 291 passageiros e 16 tripulantes. Os passageiros incluíam 141 chineses, 77 sul-coreanos, 64 cidadãos norte-americanos, três índios, três canadenses, um francês, um vietnamita e um cidadão japonês. Segundo Dale Carnes, vice-representante adjunto do Departamento de Bombeiros de San Francisco, 49 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos graves. Outra 132 sofreram ferimentos moderados a leves.
Cinco pessoas estavam em estado grave no Hospital Geral de San Francisco, segundo a porta-voz Rachael Kagan. Ela disse que um total de 52 pessoas foram tratadas por queimaduras, fraturas e ferimentos internos. Três pessoas estavam em condições críticas no Hospital Stanford.
Testemunhas de acidente disseram que a cauda do avião parecia ter atingido a área próxima da pista, que se projeta para a baía da cidade.
A cauda saiu e o avião parecia saltar violentamente, espalhando um rastro de detritos, antes de parar na pista.
Fotos tiradas por sobreviventes imediatamente após o acidente mostraram passageiros saindo do avião e correndo para longe.
Um sobrevivente disse que o piloto parecia estar tentando ganhar altitude, pouco antes do acidente.
A Asiana Airlines disse que não parecia que o acidente tivesse sido provocado por falha mecânica, sem, no entanto, responsabilizar o piloto ou apontar erro da torre de controle.
"Por enquanto, reconhecemos que não houve problemas causados ââpelo avião 777-200 ou (seus) motores", disse o presidente da companhia aérea, Yoon Young-doo, em entrevista a jornalistas neste domingo na sede da empresa no arredores de Seul.
O Aeroporto Internacional de São Francisco, uma importante porta de entrada para a Ásia, foi fechado por várias horas após o acidente e os voos foram desviados para Los Angeles, Seattle, Oakland e San Jose. Ao final da tarde de sábado duas pistas foram reabertas.
Veja vídeo com imagens do acidente postado no You Tube: