Trinta e três pessoas, incluindo um menino de 10 anos, que passaram a noite em um teleférico sobre Mont Blanc (Monte Branco) - bloqueado desde quinta-feira (8) por uma falha técnica, por volta das 16 horas locais (11h em Brasília) -, iniciaram a descida na manhã desta sexta-feira (9).
“Voltou a funcionar há cinco minutos”, anunciou Mathieu Dechavanne, presidente da Companhia do Mont Blanc, pouco antes das 8h (3h de Brasília). Os últimos passageiros conseguiram assim retornar para a estação.
Os “náufragos do vazio” passaram uma noite vertiginosa nas cabinas do “Panoramic Mont Blanc”, que une os cinco quilômetros que separam a Aiguille du Midi (a 3.842 metros de altitude), na França, da Pointe Helbronner (3.462 metros), na encosta italiana do Monte Branco, a maior montanha da Europa, um paraíso para os esquiadores.
“Permanecemos em contato com eles durante toda a noite, passaram frio, mas não temos nenhum perigo vital”, afirmou à AFP o comandante do PGHM, Stéphane Bozon.
Outras 77 pessoas que também permaneceram retidas no teleférico foram resgatadas durante a noite: 48 por helicóptero e 29, que estavam em cabines mais próximas do solo, de rapel por socorristas franceses e italianos.
Mas a intervenção dos helicópteros franceses e italianos, considerada muito complexa, teve que ser interrompida na quinta-feira à noite pelas condições meteorológicas difíceis.
Trabalho
Cinco funcionários das equipes de emergência, três franceses e dois italianos, conseguiram acesso a algumas cabines e passaram a noite com os passageiros. Um deles chegou ao local onde estava a criança. Os turistas bloqueados tiveram acesso a mantas, barras energéticas e garrafas de água, que são disponibilizadas nas cabines.
Dois grupos de três telecabines (para quatro pessoas) ficaram “órfãs”, como definiu o prefeito de Alta Saboia, Georges Leclerc, porque as equipes de resgate não conseguiram alcançar as mesmas.
O incidente aconteceu por “razões inexplicadas”, os cabos do teleférico - construído há mais de meio século - se cruzaram, explicou Dechavanne.
“A última hora foi interminável. Tive de fechar os olhos um bom tempo”, disse um dos turistas resgatados à Rádio France Bleu, de Saboia.
O teleférico “Panorâmico Mont-Blanc” desliza no ar entre as geleiras do Vale Branco e permite atravessar o maciço do Mont-Blanc da França à Itália. É composto de telecabines de quatro lugares cada.
Em dezembro de 2011, na localidade alpina francesa de Tignes, cerca de 40 turistas ficaram bloqueados por sete horas em um teleférico a cerca de 40 metros da encosta.
Em Chamonix, nos Alpes franceses, foi instalado um posto de controle para gerenciar as operações de resgate.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião