| Foto: PHILIPPE DESMAZES/AFP

Trinta e três pessoas, incluindo um menino de 10 anos, que passaram a noite em um teleférico sobre Mont Blanc (Monte Branco) - bloqueado desde quinta-feira (8) por uma falha técnica, por volta das 16 horas locais (11h em Brasília) -, iniciaram a descida na manhã desta sexta-feira (9).

CARREGANDO :)

“Voltou a funcionar há cinco minutos”, anunciou Mathieu Dechavanne, presidente da Companhia do Mont Blanc, pouco antes das 8h (3h de Brasília). Os últimos passageiros conseguiram assim retornar para a estação.

Veja também
  • Nasa lança sua primeira missão para coletar poeira de asteroide
  • UE distribuirá a refugiados sírios na Turquia ajuda com cartões pré-pagos
  • Reino Unido vai construir muro para barrar entrada de refugiados
Publicidade

Os “náufragos do vazio” passaram uma noite vertiginosa nas cabinas do “Panoramic Mont Blanc”, que une os cinco quilômetros que separam a Aiguille du Midi (a 3.842 metros de altitude), na França, da Pointe Helbronner (3.462 metros), na encosta italiana do Monte Branco, a maior montanha da Europa, um paraíso para os esquiadores.

“Permanecemos em contato com eles durante toda a noite, passaram frio, mas não temos nenhum perigo vital”, afirmou à AFP o comandante do PGHM, Stéphane Bozon.

Outras 77 pessoas que também permaneceram retidas no teleférico foram resgatadas durante a noite: 48 por helicóptero e 29, que estavam em cabines mais próximas do solo, de rapel por socorristas franceses e italianos.

Mas a intervenção dos helicópteros franceses e italianos, considerada muito complexa, teve que ser interrompida na quinta-feira à noite pelas condições meteorológicas difíceis.

Trabalho

Cinco funcionários das equipes de emergência, três franceses e dois italianos, conseguiram acesso a algumas cabines e passaram a noite com os passageiros. Um deles chegou ao local onde estava a criança. Os turistas bloqueados tiveram acesso a mantas, barras energéticas e garrafas de água, que são disponibilizadas nas cabines.

Publicidade

Dois grupos de três telecabines (para quatro pessoas) ficaram “órfãs”, como definiu o prefeito de Alta Saboia, Georges Leclerc, porque as equipes de resgate não conseguiram alcançar as mesmas.

O incidente aconteceu por “razões inexplicadas”, os cabos do teleférico - construído há mais de meio século - se cruzaram, explicou Dechavanne.

“A última hora foi interminável. Tive de fechar os olhos um bom tempo”, disse um dos turistas resgatados à Rádio France Bleu, de Saboia.

O teleférico “Panorâmico Mont-Blanc” desliza no ar entre as geleiras do Vale Branco e permite atravessar o maciço do Mont-Blanc da França à Itália. É composto de telecabines de quatro lugares cada.

Em dezembro de 2011, na localidade alpina francesa de Tignes, cerca de 40 turistas ficaram bloqueados por sete horas em um teleférico a cerca de 40 metros da encosta.

Publicidade

Em Chamonix, nos Alpes franceses, foi instalado um posto de controle para gerenciar as operações de resgate.