Caracas - A estatal petrolífera venezuelana Petróleos de Venezuela SA (PdVSA) cancelou oficialmente todos os embarques de petróleo para Honduras, ontem. Os carregamentos eram parte do acordo de energia fechado na PetroCaribe.

CARREGANDO :)

A PdVSA informou que o carregamento de 8 de julho foi suspenso "até que o presidente Zelaya seja restaurado ao poder", disse a empresa em comunicado, citando o ministro do Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez.

A Venezuela alocou uma cota de 20 mil barris diários a Honduras, como parte do acordo da PetroCaribe, que oferece aos participantes petróleo e derivados da Venezuela a preços muito baixos.

Publicidade

A medida da PdVSA foi tomada alguns dias após o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ter dito que cortaria todos os embarques de petróleo a Honduras, depois que o presidente Zelaya foi derrubado por um golpe de Estado no final do mês passado.

A PdVSA também informou que começará uma segunda fase de pagamentos a empresas prestadoras de serviços a petrolíferas, que pressionam a gigante do petróleo a acertar contas em atraso. A companhia deve mais de US$ 7 bilhões em contas vencidas.

Veja também
  • Zelaya chega à Costa Rica para encontro com governo interino