Um braço robótico inspecionou ontem a estrutura do Discovery para ver se o ônibus não foi afetado pela falha no lançamento. O fato de um grande pedaço de material isolante ter se desprendido do tanque de combustível externo do ônibus espacial, ontem durante o lançamento, foi considerado "potencialmente grave" pela agência espacial dos EUA após a análise das imagens. A Nasa anunciou ontem que não lançará nenhum ônibus espacial enquanto não tiver solucionado o problema registrado no lançamento do Discovery.
"Não voaremos novamente até estarmos prontos", disse Bill Parsons, um dos responsáveis pelo programa de ônibus espaciais. Um porta-voz da Nasa não soube informar sobre o tamanho do pedaço que caiu da nave, mostrado por câmeras instaladas no Discovery.
A maior parte das modificações realizadas pela agência espacial para evitar que se repita a tragédia do Columbia, em 2003, tinha por objetivo reduzir ao máximo os restos de material isolante e de gelo que saem do tanque externo, cujo conteúdo é hidrogênio e oxigênio líquido a baixa temperatura.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano