Os usuários do Facebook deram uma mãozinha para que autoridades de Israel descobrissem que uma suposta “relíquia histórica” era, na verdade, apenas um objeto de medicina alternativa.
O artefato, uma espécie de cetro dourado de 8 quilos, foi descoberto há cerca de seis meses em um sítio com restos dos períodos romano e bizantino, de acordo com reportagem do jornal The Guardian. Um funcionário responsável pela limpeza do local chamou a polícia ao ver o objeto, temendo se tratar de um explosivo.
Foi aí então que a polícia levou o cetro para as autoridades que estudam relíquias históricas. Mas ninguém soube dizer o que era. A saída foi publicar a foto no Facebook, pedindo pistas sobre o que poderia ser o artefato.
Em poucas horas, veio a resposta. internautas explicaram que se trata de um objeto chamado Weber Isis Beamer , um aparelho para manter “um campo magnético de proteção” ao redor de seu portador. O equipamento é usado por pessoas que lidam com tratamentos naturais à base de energização.
“A sabedoria das massas fez sua parte”, agradeceu Amir Ganor, diretor de prevenção ao roubo no departamento de relíquias do país.