• Carregando...

Presidente venezuelano Hugo Chávez expressou seu "otimismo insuperável" em mensangens enviadas ontem de Havana, onde iniciou um tratamento de quimioterapia contra o câncer que foi diagnosticado em junho.

"Por aqui, encerrando outro dia desta batalha pela vida. Com um otimismo insuperável! Fidel veio de novo!", escreveu o presidente em seu Twitter, referindo-se a fato de que o líder cubano Fidel Castro o visitou novamente na segunda-feira, no hospital onde está internado.

"Bom dia, mundo vivente! Bom dia, Venezuela Amada! Aqui va­­mos nós, estou pronto para iniciar a batalha de hoje! Viveremos e Ven­ceremos!!", escreveu Chávez em outra mensagem na manhã de ontem.

No sábado, Chávez, operado há um mês para a retirada de um tu­­mor maligno, chegou a Cuba, on­­de permanecerá por um período indeterminado para ser submetido a um tratamento de quimiotera­pia. Em sua chegada, disse que vol­tará fortalecido para continuar no comando do país por muitos anos.

"Não é hora de morrer, é hora de viver", afirmou o presidente.

Chávez, de 56 anos, anunciou que a quimioterapia, que começou no domingo, é necessária para garantir sua total recuperação. O presidente, que teve um tumor maligno extirpado em Havana em 20 de junho, retornou à Venezuela no dia 4 de julho, mas decidiu manter seu tratamento em Cuba.

Até ontem não havia sido divulgado boletim médico sobre a saúde do presidente e o governo venezuelano não explicou a magnitude do câncer ou o local exato do tumor maligno.

A viagem do chefe de Estado a Cuba foi autorizada no sábado por unanimidade pelo Parlamento, de maioria governista, mas o fato de Chávez continuar exercendo o poder executivo a partir de Cuba sem delegar provisoriamente seus poderes ao vice-presidente provocou um forte debate.

Os partidos de oposição na Assembleia Nacional pressionam para que Chávez deixe o cargo enquanto estiver em Cuba.

* * * * *

Interatividade

Você concorda que Chávez continue governando a Venezuela mesmo estando em tratamento médico em Cuba?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]