O presidente do Paraguai, Santiago Peña, está em Israel e reuniu-se nesta quarta-feira (11) com o presidente do país, Isaac Herzog, na residência oficial em Jerusalém. A visita do líder paraguaio marca um momento histórico nas relações entre os dois países. Peña vai inaugurar nesta quinta-feira (12) a reabertura da Embaixada do Paraguai na cidade santa, reafirmando seu reconhecimento como a capital de fato do Estado de Israel.
"Estamos muito emocionados que inaugure a embaixada paraguaia em Jerusalém, nossa cidade santa, cidade unida, a capital eterna do Estado de Israel e do povo judeu", declarou Herzog ao lado de Peña no encontro oficial.
Peña disse que a decisão de transferir novamente a embaixada do Paraguai para Jerusalém reflete um compromisso “político e moral”.
A transferência da sede diplomática foi celebrada por Herzog, que agradeceu o apoio de Peña.
"Significa muito para o povo de Israel o fato de que venham aqui após um ano tão difícil, doloroso e agonizante para nossa nação. Perdemos filhos e filhas, temos reféns nas masmorras de Gaza, [...] mas a amizade que estão irradiando ao povo de Israel significa tudo para nós", declarou o presidente israelense, reforçando a importância do momento.
A transferência da embaixada foi um dos compromissos de campanha de Peña, revertendo a decisão de seu antecessor, Mario Abdo Benítez, que em 2018 havia transferido a sede diplomática para Tel Aviv. A mudança, na época, foi justificada como um esforço para manter a neutralidade no conflito entre israelenses e palestinos. No entanto, Peña, ao assumir o poder, reafirmou seu apoio a Israel, destacando que a parceria entre os dois países é baseada em valores de “amizade e esperança”.
“Desenvolvemos um senso de esperança e amizade, assim como de ficar ao lado de nossos amigos. Por isso, para nós, apesar de ser um sinal de apoio a Israel, isso é um testemunho de quem somos”, disse no encontro realizado hoje o presidente paraguaio.
Além do encontro com Herzog, Peña também discursou no Parlamento israelense, o Knesset, onde reforçou a solidariedade do Paraguai ao povo israelense e pediu a libertação dos reféns ainda mantidos pelo grupo terrorista Hamas após os ataques de 7 de outubro de 2023.
"Falei da profunda amizade entre Paraguai e Israel, me uni ao clamor pela libertação dos reféns e anunciei que amanhã inauguraremos a nova sede da Embaixada Paraguaia, que volta a Jerusalém como reconhecimento de esta ser a capital eterna do Estado de Israel", afirmou Peña em sua rede social.
Ainda no encontro, Herzog destacou a importância da luta conjunta contra o antissemitismo, que aumentou no mundo desde os ataques terroristas do Hamas.
"Estamos muito agradecidos pelo fato de que juntos estamos lutando contra o antissemitismo, o racismo, a xenofobia e todas as formas de ódio, que são a pior doença da humanidade. Espero que sua visita traga consigo uma mensagem de paz e um futuro brilhante", afirmou.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são