A China irá acrescentar ao currículo escolar nacional o “pensamento de Xi Jinping” para ajudar os alunos a “consolidar o pensamento marxista”, de acordo com o Ministério de Educação chinês.
A ideia é incorporar ao currículo o pensamento do atual comandante da China em relação ao Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era e “fortalecer a confiança no caminho, na teoria, no sistema e na cultura do socialismo”, de acordo com o documento orientador elaborado pelo ministério e divulgado pelo jornal do governo chinês Global Times.
O “pensamento de Xi Jinping” deve ser inserido no currículo das educações básica, vocacional e superior e integrado a vários assuntos, disse Han Zhen, membro do Comitê Nacional do Livro didático.
As ideias do atual mandatário chinês foram consagradas na Constituição chinesa em 2018, e têm princípios que enfatizam os ideais comunistas, bem como uma chamada para uma “reforma completa e profunda” e o “desenvolvimento de novas ideias”; o compromisso de uma “convivência harmoniosa entre homem e natureza”; a ênfase na “autoridade absoluta do partido sobre o exército do povo”; e a importância do “’um país dois sistemas’ e a reunificação”.
Sobre esse último ponto, os acontecimentos dos últimos anos em Taiwan dão uma mostra de que a “reunificação” está em pleno curso.
Este é o mais recente esforço de Xi Jinping para consolidar o papel do Partido Comunista Chinês (PCCh) em diferentes áreas da sociedade.
O PCCh sempre soube adaptar a ideologia marxista ao contexto chinês desde que o comunismo foi implementado em 1949. À medida que as necessidades do país mudavam, cada líder partidário tinha suas próprias ideias sobre como interpretar os ensinamentos dos antecessores e desenvolver novos.
Josephine Ma, que cobre as notícias da China para South China Morning Post há mais de 20 anos afirma que desde que assumiu o poder em 2012, Xi enfatizou que a China entrou em uma nova era. "As ideologias dos antecessores raramente foram mencionadas na mídia estatal durante o tempo de Xi, exceto por meio de discursos evocando todas as ideologias consagradas na carta do partido", disse ela.
Xi quer tornar a China uma nação com influência global pioneira e transformar os militares do país em uma força de “classe mundial”.
“A própria doutrina política de Xi, conhecida como Pensamento de Xi Jinping, é um projeto nacional complexo de 14 partes com o objetivo de ajudar o país a alcançar uma prosperidade moderada” nos próximos anos, conclui a jornalista.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas